ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Revista Comemorativa do Jubileu de Prata da Congregação CANDELÁRIA



       Por um período de seis Anos, após ter passado dois anos na Congregação de Dix-Sept Rosado, assumi a Coordenação do Setor V e a direção da Congregação-Polo da Candelária. Nesse período Deus reservou muitas bênçãos para mim e minha Família, incluindo o privilégio de ter meu nome indicado para ser agraciado com os Títulos de CIDADÃO NATALENSE (2008) e CIDADÃO NORTERIOGRANDENSE (2009).
         Um fato que marcou muito a História da Congregação e por extensão a vida do Coordenador do Setor V na época, deu-se em 2009 (justamente no último ano da gestão do Pastor Jozenil Araújo, no período de 2004 à 2009), foram as comemorações do  Jubileu de Prata daquela Congregação com a realização de um grande Culto de Gratidão a Deus, que contou com as presenças dos membros da Diretoria-Geral da IEADERN e dos ex-Pastores da Congregação.                                                
          Na ocasião foi editada uma Revista Comemorativa do Evento, organizada por uma competente Equipe formada por profissionais da área, liderada pelo Ev. Adelmo Medeiros. Na ocasião tive oportunidade de publicar um Testemunho de Minha Vida Ministerial, o qual estou postando abaixo para que o Amado Seguidor/Visitante possa alegrar-se comigo


MEU MINISTÉRIO PASTORAL – TUDO A VER COM A ADCANDEL
(Jozenil Barbosa de Araújo - Pastor da Candelária no Ano do Jubileu de Prata)  "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta" (Jr 1.5).

Na minha tenra idade recebi promessas de Deus a respeito do Ministério Pastoral, ainda em Recife/PE. Cresci na Igreja do Senhor aprendendo as sagradas letras com meus pais e meus pastores, tornei-me um cooperador da obra ainda muito jovem, atuando na área de ensino e atividades da mocidade. Foi quando pela primeira vez o Senhor falou comigo, em profecia, prometendo “que iria me exaltar”. Morei nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Natal e Brasília, no entanto não via cumprir-se em mim, a promessa da chamada específica de Deus para o Ministério do Evangelho de Cristo. Casei-me com Marilene Medeiros de Araújo com quem tenho três filhos: Jozelene, Jeanniny, e Jozenil Junior e ainda três netos: Sarah, Lucas e Débora.
Somente em 1991, em Brasília, fui separado para o Diaconato, o que deixou-me honrado. Passei pela igreja Assembléia de Deus da Penha e fui reconhecido como tal. No entanto, voltando em caráter definitivo para Natal, foi quando a Congregação da Candelária começou a fazer parte do meu Ministério Pastoral.  Apresentei-me a esta Congregação em maio de 1993, quando Deus continuou a honrar-me, me permitindo passar a atuar na Escola Dominical e na direção dos Cultos; o Pastor da Candelária à época, atendendo orientação divina indicou minha família com o propósito de abrir um ponto de pregação no Setor, surgindo daí a Congregação de Lagoa Nova.
Fui o fundador e o primeiro dirigente de Lagoa Nova e ainda acumulava a função de 2º Vice-Dirigente da Candelária, até agosto de 1995. Chamou-me atenção um sentimento brotado no coração de um obreiro que revelava que o Diácono Jozenil um dia viria a ser Pastor da Candelária. Fui consagrado a Presbítero em maio de 1995, e pela Graça de Deus dirigi as Congregações de Nazaré e Ebenézer (1996/97). Quando estava nesta última, fui ordenado Ministro do Evangelho, como Evangelista em 03/02/97, escolhido pela Diretoria da IEADERN e Convenção de Ministros (CEMADERN), tendo sido indicado pelo saudoso Pastor João Gomes da Silva, Presidente da IEADERN à época. Ali eu comecei a constatar que o chamado de Deus estava se cumprindo, conforme Ele havia me falado na minha juventude.
Em janeiro de 1998, fui empossado como Coordenador do Setor XVII e Dirigente da Igreja-Polo de Nazaré, permanecendo até janeiro de 2002. Em seguida assumi a Coordenação do Setor VII e a direção da Congregação-polo de Dix-Sept Rosado, onde permaneci até janeiro de 2004.
O meu Deus tendo me escolhido desde o ventre de minha mãe, cumpriu a revelação dada àquele obreiro no ano de 1993, fazendo-me Pastor da Candelária (Igreja-Polo) a partir de janeiro de 2004, bem como Coordenador do Setor V.
Mais uma grande bênção alcancei em 03/02/2007 quando fui consagrado a Pastor. Para glória do nome do Senhor, tenho integrado os quadros da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), da União de Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste (UMADENE). Também fui escolhido membro do Conselho Diretor da Fundação Eurico Bergsten (FUNEB) e do Conselho Consultivo do Centro Integrado de Assistência Social da Assembléia de Deus no RN (CIADE).
Na área de Comunicação, desde a aquisição da Rádio Nordeste Evangélica pela IEADERN em 1995, tenho apresentado Programas Evangélicos, alguns deles em parceria com outros apresentadores, tais como:”Boas Novas em um Novo Dia”, “Última Hora”, “Tribuna Evangélica”, “Hora da Redenção” (Setor V), “Chama Viva” (Setor VII), “Boas Novas do Setor VII”, “Intercessão e Louvor” e Bênçãos Dominicais”.
As bênçãos se sucederam, principalmente quando em 1995 fui convocado pela Presidência da IEADERN para assumir as Funções de 2º Secretário, passando em junho de 1998 a ser 1° Secretário, e a partir de janeiro de 1999 fui empossado como Chefe do Gabinete do Presidente da IEADERN.
A experiência adquirida enquanto Dirigente da Candelária (que comemora Jubileu de Prata em agosto de 2009), tem-me feito crescer espiritual e eclesiasticamente. Juntamente com o Projeto Mão Amiga, temos desenvolvido obra social nas Comunidades Carentes do Vau do Jaboque (Quintas), Via Sul (Neópolis), Monte Belo (Pirangi), Nova Cidade, Comunidade do Jiqui, entre outros bairros de Natal e alguns municípios do Interior do Estado. Em tudo o que aqui foi escrito, vejo a mão de Deus e o cumprimento das muitas promessas que Ele tem feito desde minha mocidade. Por tudo isto, glorifico ao Deus da minha salvação e compartilho com a Diretoria da Candelária, com o Ministério Local, com os Líderes dos Departamentos e demais amigos e irmãos dessa próspera e abençoada Congregação.
Associo a Igreja de Candelária ao meu Ministério Pastoral, pois tudo começou quando eu era ainda um Diácono não reconhecido.  Por isso a minha constante gratidão a Deus por aqui ter passado e estado.  Agradeço também ao meu Pastor, Raimundo João de Santana e Diretoria Geral da IEADERN, não podendo deixar de lembrar da minha querida Esposa Marilene Araújo, meus Filhos e meus Netos que têm sido verdadeiros esteios para o meu Ministério e, ao mesmo tempo, co-participantes das bênçãos de Deus, pois tenho visto o cumprimento das promessas Dele na minha vida e da minha família.
Tudo o que agora foi escrito traduz o desejo de compartilhar com os leitores da Revista comemorativa do Jubileu de Prata da Congregação de Candelária, este meu momento de realização pessoal por fazer parte dessa festa, que trouxe grande alegria de seus integrantes e, particularmente, do meu.
Finalizo agradecendo a meu Deus que me deu a vida, que tem me preservado e me mantido de pé, me chamado e confiado um Ministério e me concedido bênçãos acima do que tenho pedido e pensado. Transfiro à Ele toda honra, toda glória, todo louvor e toda adoração, pois somente Ele é digno".
(Postado por: Pastor Jozenil Araújo)