ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

PRINCIPAIS ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

              Amados Irmãos e Amigos em Cristo, que a Paz de Deus inunde seus corações e tenham um Dia Feliz!
 

(Pastor Antonio Gilberto)
OBJETIVOS E DESAFIOS QUE REGEM A PRÁTICA DO ENSINO BÍBLICO
Liderança da educação
A Bíblia – a Palavra de Deus – desde o remoto passado adverte: “Não havendo sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança”, Pv. 11.14. O ensino das Sagradas Escrituras como ministrado na Escola Dominical precisa sempre atentar para isso com oração perseverante. Quem administra a educação cristã, seja na igreja, seja em educandário, deve, conforme está escrito em 2Timóteo 2.2, ser não somente fiel, mas também idôneo, isto é, qualificado, competente, a partir da sua vida espiritual, quanto aos seus aspectos internos e externos. Deve também ser uma pessoa sadia na fé e biblicamente ortodoxa e conservadora, como tanto preceitua o Novo Testamento quando trata da igreja e sua missão.

Livro-texto normatizador do ensino religioso
É a Bíblia acima de tudo, inclusive de todos os outros livros e demais fontes de consulta, que o professor costuma lançar mão. Recomendamos aos dirigentes e mestres de nossos alunos de todas as idades a lerem com bastante reflexão as seguintes passagens do Santo Livro: Salmo 119.160; João 17.17; Esdras 7.10; Neemias 8.7-9 e Atos 17.11. 19

O currículo escolar do material de ensino utilizado
Que seja um currículo cujo conteúdo em seus desdobramentos glorifique a Deus e honre em todo tempo as Sagradas Escrituras. Em suma, que seja um currículo bíblico em seus fundamentos; sabiamente dosado em seus assuntos; atualizado às necessidades diversas dos alunos; graduado quanto à etariedade dos alunos, e formador do caráter cristão ideal, conforme vemos no Sermão da Montanha (Mt. 5-7); 1Coríntios 13, Romanos 12 e em Gálatas 5.22-23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (ARA). É em nosso caráter, demonstrado em nosso viver, que ocorre aqui a nossa transformação gradual, como está escrito em 2Coríntios 3.18: “Somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

Os objetivos gerais do ensino da Palavra de Deus
Este é outro elemento principal da educação cristã. Qualquer observador, mesmo leigo, sabe que quaisquer empreendimentos aqui, sem objetivos definidos a atingir, estão fadados ao fracasso sem longa tardança. Na educação cristã popular da igreja, alguns desses objetivos gerais são:

Conhecimento da Bíblia como a Palavra de Deus para nós. “Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo”, Sl 119.98 (Ler também João 8.32 e 1Pedro 3.18).

Salvação
Sim, a salvação individual do instruendo. Jesus salva e também cura, liberta, batiza no Espírito Santo, e está voltando para levar os seus a qualquer momento. Ler João 8.32; Tiago 1.21; 2Timóteo 3.15 e Salmo 51.13. Esta é a grande boa-nova que temos para anunciar ao mundo inteiro, que Jesus salva o pecador, mediante a fé que Ele mesmo concede, para que o homem não tenha de que se gloriar.

Crescimento espiritual do crente
Este deve ser outro abençoado objetivo de quem ensina na Casa de Deus. Um crente que não cresce na vida espiritual, enfrenta muitos problemas resultantes do seu nanismo na fé cristã. Qualquer um pode ver isso em Efésios 4.12-16. Um cristão subdesenvolvido na vida cristã pode chegar ao ponto de abandonar a Cristo e a igreja, e a seguir, acusar os outros pelo se fracasso. Ler com reflexão: 1Pedro 2.2,5 e Tito 3.5.

Treinamento para o serviço do Senhor
Deus não nos quer somente para sermos seus filhos mediante a salvação em Jesus Cristo. Ele também nos quer para sermos seus servos fiéis, para aqui, realizarmos o trabalho que Ele nos confiar. Trata-se de um privilégio sem igual. Todo crente deve servir continuamente 20 ao Senhor na sua santa causa, conforme Ele dirigir e capacitar (2Timóteo 2.15; 3.17).

Outro objetivo geral da educação cristã é levar o crente a sempre buscar renovação espiritual, conforme os seguintes textos bíblicos: “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus”, 2Co 4.5 e “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavragem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”, Tt 3.5.

Objetivos permanentes de cada lição
Além dos objetivos gerais do ensino na igreja, não esqueçamos dos objetivos específicos de cada lição ministrada. Esses objetivos são, na prática três, a saber:

A) Que o aluno aprenda intelectivamente a lição. Isto é, que entenda, que compreenda a lição ensinada. Este objetivo visa o poder intelectivo latente em cada aluno, em cada ser humano. É a cognição.

B) Que o aluno sinta algo de Deus quanto ao que aprendeu da lição ensinada. Isto é, que tome e assuma novas e benditas atitudes quanto ao que acaba de aprender. Este objetivo visa o poder afetivo do aluno, a sua afetividade. Atitude assumida sem prazer durativo, não prevalece.

C) Que o aluno pratique algo que aprendeu na lição bíblica ministrada pelo professor. Este objetivo específico visa o poder volitivo do aluno, para sua mudança de conduta, mudança de vida para melhor.

Desafios à educação cristã nestes últimos dias
No Salmo 11.3 está escrito: “Na verdade, que já os fundamentos se transtornam; que pode fazer o justo?”. Que diremos nós hoje, nestes dias em que todos os legítimos fundamentos estão rapidamente se arruinando no mundo moral, social, político e espiritual?

Vejamos a seguir alguns desses “fundamentos” ou alicerces espirituais. Os demais fundamentos não cabem num artigo pequeno como este.

A) O alicerce da fé invicta em Cristo (Rm 1.16-17 e Lc 18.8). “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo”, Jd 20. Essa santíssima fé, está, na igreja, sendo substituída por outras coisas que depauperam terrivelmente a vida de muitos crentes.

B) O alicerce da doutrina cristã. Ler e refletir em 1Timóteo 4.6; Tito 2.8 e 1Coríntios 14.26.

C) O alicerce da santificação; da retidão; da justiça; do direito (no sentido bíblico). Ler Hebreus 12.14 e 1Tessalonicenses 3.13.

D) O alicerce das convicções cristãs sólidas, inabaláveis, embasadas firmemente na Palavra de Deus. Isso também vem ruindo, principalmente nas igrejas modernistas e praticantes de mundanismo. O apóstolo Paulo sofria os efeitos dos conflitos espirituais, mas demonstrava ser sólido na sua fé. “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia”, 2Tm 1.12. O mestre cristão precisa atentar que nestes últimos dias, conforme registra em 1Timóteo 4.1 e 2Timóteo 3.1, haverá tempos trabalhosos e “entre vós haverá falsos doutores” (2Pd 2.1). Trata-se de uma advertência profética da Palavra de Deus. Muitos que hoje estão abraçados às heresias, nunca pensaram que assim fariam; no entanto o fato aconteceu. Tomemos cuidado para que o Senhor quando voltar nos encontre como fiéis servos seus. 
(Fonte: CPAD - Escola Dominical - Artigo do Pr. Antonio Gilberto)

Portas abertas à Evangelização no Guiné Equatorial

 
Amados Irmãos e Amigos, Paz do Senhor Jesus Cristo, cordiais Abraços!

       Missionários trabalham num grande Projeto no País, o qual prevê a construção de um templo para 200 pessoas.
       O pastor Elton Rangel, missionário de Missões Mundiais na Espanha, esteve em recente viagem à Guiné Equatorial. “Uma das coisas que observei naquele campo foi a abertura do povo à pregação do Evangelho. Cada vez que entrávamos num táxi, tínhamos total liberdade de falar de Jesus ao condutor. Percebi que esse é um momento muito especial para os evangélicos investirem na evangelização de Guiné Equatorial onde as portas estão abertas!” foi essa a percepção do pastor Elton sobre o país.

      Os batistas brasileiros, através de Missões Mundiais, mantêm as missionárias Maria Lucinalva Dias e Nely Soares de Souza em Bata, a maior cidade de Guiné Equatorial. Elas estão implantando um grande projeto no país e contam com o trabalho de um arquiteto que está empenhado para que, em breve, possam começar a construção de um edifício de dois andares. Uma das maiores construtoras de estradas no país, que é brasileira, já garantiu que todo o material para a construção será por conta dela. O projeto prevê a construção de um templo, que terá capacidade para abrigar cerca de 200 pessoas, e o funcionamento de uma unidade do PEPE (programa socioeducativo promovido pela JMM).

       No espaço também será erguido o Posto de Saúde da Família, que beneficiará toda a comunidade. A missionária Nely estará à frente desta unidade de saúde e Lucinalva será a responsável pelo PEPE. A Junta tem dado apoio aos trabalhos das missionárias em Guiné Equatorial e está ajudando na construção do edifício. As missionárias contam, também, com o apoio de um pastor nacional e já conseguiram toda a documentação necessária para se construir. 

       A missionária Lucinalva se dedica mais à construção, atendendo os trabalhadores, fornecendo-lhes o material necessário, água para beber e alguma alimentação também. É interessante ver como se empenha para que tudo seja feito com amor e execelência. Enquanto isso, Nely se dedica em atender as pessoas, trabalhando nas diversas áreas da obra missionária. Com essa divisão de tarefas, as duas realizam com precisão o que lhes toca a fazer.

         Para o pastor Elton Rangel, as missionárias formam uma dupla preciosa na evangelização do país. “Deus deu às missionárias uma facilidade tremenda de conectar com as pessoas e de realizar o evangelismo pessoal, e já levaram muitas pessoas a Cristo em Guiné Equatorial. O problema que têm agora é onde abrigar essas pessoas, já que o templo que construíram, no seu primeiro período, é pequeno e não podem abrigar os que estão sendo discipulados. Mas, para a glória do Senhor, mais um templo está sendo erguido pelos batistas brasileiros no continente africano”, finaliza o Pr. Elton Rangel.
(Fonte: Junta de Missões Mundiais)





sábado, 28 de julho de 2012

Cabine oferece Orações para Diversas Religiões em 65 línguas

Amados de Jesus, Paz do Senhor!

Cabine oferece orações para diversas religiões em 65 línguas

Moradores da cidade de Manchester não podem mais reclamar da falta de tempo para ir até uma igreja orar, pois uma cabine de fotos foi adaptada e se transformou em um “templo automático”.

Ao entrar e sentar nessa cabine o usuário vai poder escolher uma das 300 orações gravadas em 65 línguas. Fiéis de qualquer religião podem usar o equipamento, pois há orações para cristãos, budistas, judeus, muçulmanos, hinduístas.

Mas não são só essas religiões mais conhecidas que vão poder usar o serviço, pois o jornal Daily Mail descreve que nessa máquina também é possível encontrar orações para seguidores da cientologia, canções para a devoção aborígine e bênçãos vodus.

O templo automático foi arquitetado pela Universidade de Manchester, um projeto liderado pelo artista alemão Oliver Sturm. Mesmo com tanta versatilidade, as orações não são cobradas, mas sim, a máquina aceita doações através de um compartimento que recebe moedas e notas.

No Reino Unido os espaços ecumênicos são considerados por pesquisadores como “manifestações de tolerância e pluralismo”, algo bastante positivo para uma sociedade caracterizada pela fragmentação. (Fonte: Gospel Prime -
Com informações O Globo)


ALERTA URGENTE DE ORAÇÃO PELA CHINA

Amados Irmãos,a Paz do Senhor Jesus seja abundante em vossos corações!
Através da Missão Portas Abertas, chega-nos o Pedido de Oração pelo Povo da China que passa por momentos difíceis por causa de catástrofes surgidas de repente, principalmente terremotos.
Mais recentemente são as cheias que tem castigado aquele país.

CHINA – Cerca de 80% dos prédios da região autônoma de Beichuan Qiang, no sudoeste da província de Sichuan, desabaram após um terremoto de magnitude de 7,8 pontos na escala Richter. Há uma cifra incontável de vítimas presas sob os escombros de concreto, pedra e terra, no pior terremoto em três décadas já registrado no país. Esse é um alerta de oração por elas.
De acordo com a central de Defesa Civil da região as estimativas estão entre 5 mil e 10 mil mortos além dos feridos apenas nessa região. Oito escolas em pleno horário das aulas foram derrubadas e deixaram crianças presas nos escombros. Novecentos adolescentes foram soterrados na cidade de Dujianyan. Indústrias químicas e pelo menos um hospital também foram destruídos.

Várias cidades da região centro-leste do país foram atingidas por terremotos. Os tremores também foram sentidos em países vizinhos, como Tailândia, Vietnã e Paquistão.

Sichuan é a região onde recentemente foram intensificados os movimentos de repressão aos cristãos, incluindo a prisão de mulheres ( leia mais) e líderes de igrejas domésticas. Segundo o governo chinês, também há registros de vítimas nas províncias de Gansu, Chongqing e Yunnan.

Pedidos de Oração:

- Ore pelo resgate das vítimas que permanecem sob os escombros para que sejam salvas e tenham a oportunidade de conhecer o senhor Jesus

- Ore pelos cristãos na região, para que testemunhem Jesus e tenham todas as suas necessidades providas

- Ore para que milagres aconteçam entre os feridos e as equipes de socorro

- Ore para que agências cristãs de ajuda humanitária obtenham permissão para entrar na região e ajudar

- Ore para que o Espírito Santo possa tocar os corações endurecidos ao evangelho

CGADB divulga Edital de Convocação para Assembléia Geral Ordinário de 2013

Amados Irmãos, 
Paz do Senhor, tenham um Bom Dia!
 Abaixo o Blog divulga EDITAL DE CONVOCAÇÃO do Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, Pastor José Wellington Bezerra da Costa, que versa sobre a AGO que ocorrerá no próximo Ano no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília/DF. Essa notícia é de interesse de todos os Ministros do Evangélico da Assembléia de Deus, filiados à CGADB.
 A Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) divulgou o edital com a convocação para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) que irá acontecer entre os dias 8 e 12 de abril de 2013 no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
O assuntos que entrarão em pauta seguirão uma ordem já estabelecida tendo como prioridade o julgamento de eventuais recursos contra decisões da Comissão Eleitoral. Em seguida consta na pauta a apreciação e deliberação dos relatórios da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal.
Os pastores que tem ligação com a CGADB também participarão da criação do Código de Ética e ainda da eleição e da posse da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal. No edital disposto no blog do pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da convenção, é possível encontrar todas as informações sobre o que vai acontecer em cada um dos dias da AGO.
As inscrições para a Assembleia Geral Ordinária começam no dia 1º de novembro e se encerram em 28 de dezembro. Para participar cada pastor terá que pagar a taxa de R$120,00 através de boleto bancário. Para saber mais acesse o site www.cgadb.org.br.
Leia o edital:
O Presidente e a Mesa Diretora da CGADB nos termos do art. 30, incisos I e II do Estatuto Social, convocam a todos os membros adimplentes para, em Assembleia Geral Ordinária, reunir-se dos dias 08 a 12 de abril de 2013, no Ginásio Nilson Nelson, localizado na cidade de Brasília, Distrito Federal, junto ao Eixo Monumental (Via N1 Oeste), entre o Estádio Nacional de Brasília e o Palácio do Buriti, Asa Norte, para apreciar e deliberar sobre os assuntos da pauta a seguir estabelecida:
1) Julgamento de eventuais recursos contra decisões da Comissão Eleitoral, conforme disposto no artigo 32, inciso X, do Estatuto Social e artigos 57 e 58 do Regimento Interno.
2) Apreciar e deliberar sobre os relatórios da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal, relativos ao biênio 2011 e 2012, na forma do artigo 8º, inciso III do Regimento Interno, bem como dos demais órgãos e das pessoas jurídicas vinculadas.
3) Homologação do cadastramento de Convenção Estadual, conforme artigo 32, inciso V, do Estatuto Social.
4) Criação do Código de Ética dos membros da CGADB.
5) Valorização da Palavra pregada.
6) Eleição e posse da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal e referendar a indicação dos membros dos Conselhos e demais órgãos da CGADB, conforme artigo 32, incisos II e IV do Estatuto Social.
Comunica, outrossim, que o evento será realizado no endereço acima mencionado, obedecendo à seguinte programação:
a) As sessões dos dias 09 a 10 de abril serão precedidas de devocional e funcionarão no horário regulamentar das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
b) A sessão do dia 11 de abril será iniciada às 8h00, sob a presidência da Comissão Eleitoral, para a abertura dos trabalhos de votação, apuração, totalização e proclamação dos eleitos, nos termos do artigo 83, inciso I do Estatuto Social e artigos 82, 83 e 126, do Regimento Interno.

c) A última sessão ocorrerá no dia 12 de abril, das 9h00 às 12h00 para a posse dos eleitos e referendar as indicações para os Conselhos Regionais e demais órgãos.
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 01 de novembro de 2012, até às 19h00 (horário de Brasília) do dia 28 de dezembro de 2012, mediante pagamento da taxa líquida e irrestituível de R$ 120,00 (cento e vinte reais), exclusivamente através de boleto bancário, disponibilizado no site da CGADB, www.cgadb.org.br, sendo vedado o pagamento de inscrição diretamente na Tesouraria: a inscrição somente será considerada efetivada após a comprovação do estabelecimento bancário, caso contrário será cancelada.
Nos termos do artigo 8º, inciso III, do Estatuto Social, poderão se inscrever os ministros que estiverem adimplentes com as suas anuidades até o dia 28 de dezembro de 2012.
O direito de voto somente poderá ser exercido pelos membros que estiverem inscritos até o dia 28 de setembro de 2012, conforme o artigo 17, do Estatuto Social. O acesso dos membros às sessões plenárias se dará mediante controle eletrônico. A CGADB não fornecerá alimentação, locomoção e hospedagem, as quais deverão ser custeadas por cada membro.
O processo eleitoral atenderá a todas as normas previstas no Estatuto Social e Regimento Interno, bem como às Resoluções da Comissão Eleitoral, nos termos dos arts. 82 e 83 do Estatuto Social. Informações adicionais e/ou consultas poderão ser realizadas na sede social na Avenida Vicente de Carvalho, 1083, Rio de Janeiro, RJ, ou pelos telefones: (21) 3351-3054, 3351-3387, 3351-5256.
Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2012 - José Wellington Bezerra da Costa - Presidente

OLIMPÍADAS - REVEZAMENTO NACIONAL DE ORAÇÃO TERMINA EM WESTMINSTER

Amados Irmãos, que Deus em Cristo abençõe à todos. Paz do Senhor Jesus!

         Representantes de igrejas de Londres, Inglaterra organizaram campanha de louvor e oração com cristãos unidos em todo território das Ilhas Britânicas. 
Representantes de igrejas locais e organizações cristãs com sede em Londres participaram da iniciativa
 
 Um revezamento de oração de 70 dias terminou a sua jornada em Westminster na noite de quinta-feira (26). A abertura oficial das Olimpíadas aconteceu na sexta (27).
A campanha de oração em Londres acompanhou a Tocha Olímpica nas 70 cidades do país percorrida pelo símbolo olímpico. Em cada local, líderes de igrejas também trocaram um bastão de oração. 
A parada final foi no Centro de Emmanuel, a poucos metros de distância das Casas do Parlamento e da Abadia de Westminster.
Representantes de igrejas locais e organizações cristãs com sede em Londres participaram da iniciativa.
Jane Holloway, da organização Mais que Ouro disse: "Os últimos 70 dias foram verdadeiramente históricos como nunca se viu numa temporada de louvor e oração com cristãos unidos em todo o território das Ilhas Britânicas. Este revezamento de oração celebra a diversidade e a unidade da Igreja. Orações foram escritos em estilos diferentes, entregue em uma variedade de locais e cristãos em cada vila ou cidade se comprometeram a orar juntos. Acreditamos que Deus quer abençoar essa nação neste ano significativo".
O revezamento de oração foi coordenado pelo projeto Mais que Ouro. O CEO do grupo, David Wilson, ainda teve a oportunidade de correr com a tocha olímpica.
(Fonte: Christian Today/Redação CPADNews)