ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Depressão e como sair dela - Depressão do Profeta Elias


Amados Irmãos e Seguidores do BLOG, Paz do Senhor. Que a Graça e o Amor de Deus invadam seus corações. Tenham todos um Bom Dia!
No próximo domingo estaremos estudando sobre Elias o Profeta Depressivo. Muitas pessoas acham que o Cristão, pela sua condição de Servo de Deus está imune aos problemas da vida secular, incluindo as enfermidades que afetam todos os seres humanos. O Profeta Elias, depois de atitudes corajosas, até heróicas à serviço do Nosso Deus, caiu em profundo desânimo à ponto de perdir a morte. Entrou em estado de depressão forte achando-se abandonado e que somente ele existia como servo fiel a Deus. 
Amados irmãos, nós somos seres humanos sujeitos às paixões carnais tanto quanto o Grande Profeta Elias, portanto somos também acometidos pelas mesmas mazelas que todo o ser humano. Estejamos firmes, vigilantes, orando em todo o tempo, jejuando e dedicando nossa vida incondicionalmente ao Senhor pedindo que Ele nos livre desses males.
Cordiais Abraços, Pastor Jozenil Araújo!

Estou com depressão, e para fingir que não tenho esse problema, uso mentir. Já menti tanto que a mentira quase se tornou meu estilo de vida. Oro a Deus todos os dias para me livrar deste pecado que me faz sofrer ainda mais. Pois a mentira só me causa problemas, mas o que eu faço se o pecado me persegue e quando vejo já menti. Fico muito envergonhada e triste por ser uma escrava desse hábito pecaminoso. Tento ficar em silêncio, mas não consigo!!! Por favor pastor, me ajude.
Como não temos muito espaço para dar uma resposta mais abrangente, vou colocar aquilo que entendo ser de maior urgência para a sua vida. Na sua auto-avaliação, a depressão é a causa da dificuldade que você tem em trabalhar só com a verdade. Depressão é um termo muito comum no vocabulário das mulheres. Porém, o que é depressão? Quais são os sintomas? Sempre que aconselho uma pessoa que diz estar com depressão, faço as seguintes perguntas: Você tem dificuldade de sair da cama de manhã? Sua capacidade de concentração diminuiu? Os alimentos perderam o sabor e o sexo deixou de atraí-la? Perdeu o desejo de conversar ao telefone ou ir a reuniões sociais de que costumava ir? Está começando cortar o contato com as outras pessoas? Você tem dificuldade em pegar no sono à noite? Seus pensamentos são cheios de um senso de impotência? Não vê saída para esses sentimentos negativos? Sente desejo de morrer? Isso é depressão. A depressão é algo que todos experimentam até certo ponto e em períodos diferentes da vida. Pode ser de caráter temporário, como profunda e suicida. Se você realmente está com depressão, a causa é a somatória dos muitos sentimentos negativos que tomaram conta da sua alma. Eu me lembro do seu e-mail anterior a esse, em que você me relatou que foi vítima de uma traição, perdendo seu marido para uma pessoa que dizia ser sua amiga. O pior é que ele deixou você com um filhinho de apenas nove meses de nascido. Tudo isso pode levar uma pessoa a viver dias sombrios, experimentado uma profunda depressão. Diante disso a pergunta que você deve estar fazendo, é: Como sair do fundo desse posso? Primeiro - É preciso resistir os pensamentos automáticos. Geralmente uma pessoa nesse estado, tende a ser extremamente pessimista e negativa. Ao acordar logo pensa: "ninguém me quer agora", "não valho nada", "não sirvo para nada", "nunca faço nada certo", "para mim não tem mais jeito". Reavalie seus pensamentos e atitudes depressivas em relação à vida. Substitua os pensamentos negativos, pelos positivos, os pensamentos pessimistas, pelos otimistas. Paulo, o apóstolo, fazia esse exercício quando dizia para si mesmo: "Tudo posso naquele que me fortalece...". (Fl 4:13) "...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". (Fl 2:13,14) Diga para você mesmo assim que levantar: "Esse é o dia que o Senhor fez... Eu nasci para vencer... Minha vida existe para a glória de Deus... Eu sou mais do que vencedora por Aquele que nos amou". Encha sua mente daquilo que é positivo. Segundo - Mude seu comportamento, volte a fazer atividades, vença o desanimo saindo da cama mais cedo e se envolva com aquilo que pode tirar você da inércia. Terceiro - Se esforce para estar junto com amizades nutridoras, gente que pode ministrar em sua vida através da comunhão, oração, louvor e estudo da Palavra. Se esses conselhos forem colocados em prática, você poderá experimentar a vitória de Deus sobre a depressão. Foi num momento como esse de depressão, que Deus enviou um anjo para servir Elias, o profeta. Ë nesse tempo de "passagem pelo vale", que Deus levanta anjos - com cara de gente para nos alimentar, nutrir e amparar (1 Reis 19). Minha querida irmã conte também com as minhas orações.
(Fonte: Pr. Josué Gonçalves - www.familiaegraca.com.br)