ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Palavra Pastoral - Pastor Jozenil Araújo


LEVANTA-TE (Lc 6.6-11)

6
Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida.
7
Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar.
8
Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: LEVANTA-TE e vem para o meio; e ele, LEVANTANDO-SE, permaneceu de pé.
9
Então, disse Jesus a eles: Que vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer?
10
E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada.
11
Mas eles se encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus.

INTRODUÇÃO:
Estar em pé na presença de Deus tem uma grande importância espiritual que vale a pena refletir sobre isso
 1Co 10.12
Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.
Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?
Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te!
Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará
1 Timóteo 2:8
Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
Tiago 5:15
E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

 
I – O QUE SIGNIFICA ESTAR EM PÉ DIANTE DE DEUS?

a)      Estar em plena comunhão com Ele

1Jo 1.7-  
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

b)      Estar em Cristo, como Vara ligada na videira

Jo 15.5 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
7 -  Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

1Jo – 2.6 - aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

c)      Estar acordado, vigilante e preparado

1Ts 5. 6 - Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.

II – POR QUE DEVEMOS ESTAR EM PÉ ESPIRITUALMENTE?

 a)      Porque Somos VASO
At 9. 15, 16 - Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;
16 - pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
 
b)      Porque Somos SOLDADOS
2Tm 2.3 - Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.
4 - Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.

 c)      Porque Somos ATALAIA
Ez 3.17 - Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte.
18 - Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.
 
 III – QUATRO TIPOS DE SONO ESPIRITUAL

a)      O Sono do DESÂNIMO, DEPRESSÃO(Elias)
1Rs 19. 1-7 - Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.
2 - Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.
3 - Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
4 - Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
5 - Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
6 - Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.
7 - Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.

b) O Sono da DESOBEDIÊNCIA(Jonas)
Jn - 1.5 - Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente.
c) O Sono da CONCUPISCÊNCIA DA CARNE (Sansão)
Jz 16.19 - Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.

 d)      O Sono da MORTE (Lázaro)
Jo 11.11 - Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.


IV – PARA TODOS OS QUE DORMEM “LEVANTA-TE”, DIZ O SENHOR:

a)      LEVANTA-TE para Comer
1Rs 19.5 - Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: LEVANTA-TE e come

b)      LEVANTA-TE para invocar, louvar a Deus
Jonas 1.6 - Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus; talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos.

c)      LEVANTA-TE para receber a Cura
Lc 6.8 - Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: LEVANTA-TE e vem para o meio; e ele, LEVANTANDO-SE, permaneceu de pé.

d)      LEVANTA-TE para descer à Casa do Oleiro
Jr 18. 1 - Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo:
2 - Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.
3 - Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.
4 - Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.

e)      LEVANTA-TE para  ouvir a voz do Deus
Ez 2.1 - Esta voz me disse: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
2 - Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.
3 - Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até precisamente ao dia de hoje.