ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

domingo, 22 de abril de 2012

LIDERANÇA ESPIRITUAL


 Amado Seguidor/Visitante,  “vivei em paz; e o Deus de Amor e de Paz seja convosco”.

No mês de dezembro de 2011 estudamos sobre a liderança de Neemias, sua integridade e coragem em tempos de crise. Aprendemos que somente com líderes verdadeiramente chamados por Deus e comprometidos com a sua Obra é que a Igreja de Cristo poderá cumprir integralmente a missão que lhe confiou o Senhor. Também que somente uma liderança guiada e orientada por Deus pode vencer a crise.
Relendo o Profeta Isaías encontramos no capítulo 42, versos 1-5: “1 - Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. ele trará justiça às nações. 2 - Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na rua. 3 - A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça; 4 - não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. 5 - Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
Esse texto revela o que significa o espírito de servo daquele que viria para ser o nosso LIDER por excelência. De fato, CRISTO, Líder maior do que Moisés e Neemias, demonstrou as seguintes características:
1)    Dependência – “Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho” (vers. 1)
2)   Aprovação – “O meu eleito, em quem se compraz a minha alma” (vers. 1)
3)   Modéstia  – “Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça” (vers. 2)
4)   Empatia   – “A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega” (vers, 3)
5)   Otimismo – “Não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra o juízo” (v. 4)
6)   Unção      – “Pus o meu Espírito sobre ele” (v. 1).

O Pastor Raimundo de Oliveira, no seu livro LIDERANÇA ESPIRITUAL, faz o seguinte comentário: “Toda e qualquer liderança espiritual que não se espelha no Senhor Jesus Cristo como modelo, tende a se converter em mero despotismo e ditadura sobre o povo de Deus. Para ele, o verdadeiro líder espiritual age não “como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (1 Pe 5.3)

Abraços do Pastor Jozenil Araújo