ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

sábado, 10 de agosto de 2013

Descansando em Fontes sobre os Salmos...

Amados Irmãos e Amigos Seguidores e/ou Visitantes deste BLOG, Paz do Senhor. Que a Graça de Jesus abunde em cada coração.

Não ousaríamos sugerir para você bibliografias, mas compartilhar com você fontes e notas bibliográficas, sim: Das primeiras; por elas, das certeiras; e, logo, das derradeiras...                                                                                                                Cordiais Abraços, Pastor Jozenil Araújo

1- FUNDAMENTAÇÃO: DAS FONTES PRIMÁRIAS –
§ A Bíblia é nossa única regra de fé, conduta e prática, e, sendo ela a biblioteca sacra, num volume, este é nossa fundamentação e fonte primárias ou primeiras, em tudo, sobretudo na qualidade, autoridade e similaridade. § Pesquisaremos, só inicial e basicamente, 3 traduções, versões e edições (e impressões e volumes): Primeiramente, a tradução do Pr. João Ferreira de Almeida, versão atualizada, 2ª edição desta, na impressão de 2011; é a tradução mais vendida no Brasil, e a versão e edição, a 2ª mais usada. O uso de tal é não só pela sua qualidade, mas, também, por setores significativos e representativos do evangelismo brasileiro optarem por ela... Citaremos a tradução dos 4 volumes do comentário ao Livro Salmos, de 22/7/1557, de Jean Cauvin, o João Calvino (10/7/1509-27/5/1564), que é um comentarista que, a despeito da distância, não distancia do sentido bíblico do Texto e da relevância para nosso tempo... Referenciaremos, ainda, N.V.I. – Nova Versão Internacional –, de 2000. § E isso trará um enriquecimento espiritual e de conhecimento para nós.

2– CONFIRMAÇÃO: DAS FONTES SECUNDÁRIAS –

§ A Bíblia é a única como fonte primeira, mas, na sua linha, há a fonte certeira, que é a aquela que explica, mais, a Bíblia, não nos esquecendo que esta se explica a si mesma. § Consultaremos 3 fontes, preferencialmente: Inicialmente, o dicionário da tradução de Almeida, este supracitado, que os doutores em Teologia e pastores, o batista Werner Kaschel (+) e o luterano Rudi Zimmer, prepararam, objetivamente, para nós... Veremos tudo isso – ISTO: Todos os Salmos! – na ordem cronológica ou histórica, no “A Bíblia em Ordem Cronológica”, de Edward Reese e Frank Klassen, de 2003!!!... Selecionaremos os dados dados pela Bíblia de Estudos de Genebra, a 1ª do gênero, que era a usufruída pelo literata William Shakespeare, ela de 1560, anterior à famosa “King James”, de 1611, que só tomou o seu lugar 50 anos depois... § Isso é bom para pessoas de quaisquer religiões e de todas as formações, e, com outras diferenças.

3– DOUTRINAÇÃO: DAS FONTES TERCIÁRIAS –

§ A Bíblia, como a única fonte primeira, além da fonte certeira de explicações e similares que seguem-e-servem a ela – Bíblia! –, tem a fonte derradeira, que é diversa e diversificada ou vária e variada obra!! – até de sobra!!! –. § Usufruiremos de 3 fontes, geralmente, mas, não universalmente: Começaremos com os comentários de Calvino, supra-referenciados... Juntaremos sua obra Institutas (os 2 volumes em Espanhol, ou/e os 4, em Português), trabalho dedicado ao Rei Francisco I, da França, em 1º/8/1536... Terminaremos com a obra de 3 GRANDES-livros-“pequenos” da assembléia de Westminster, que começou em 6/7/1643 e durou 5 anos, 6 meses e 22 dias, e que foi um grande congresso interdenominacional, pois reuniu teólogos anglicanos, batistas, congregacionais, independentes e presbiterianos da Grã-Bretanha – esses volumes são a Confissão de Fé, o Catecismo Maior e o Breve Catecismo –. § Independente de religião e denominação, ver o que ensinam esses volumes é sempre maravilhoso! E, sendo preciso e possível, veremos outras fontes!! Tudo para melhorar para todos nós!!!

A Bíblia é a Palavra de Deus. Os outros livros são servos seus. Ela, eles e outros sejam, também, teus. É claro, que meus, enfim, de todos... O que referenciamos é apenas para um começo...