ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

domingo, 7 de setembro de 2014

7 DE SETEMBRO - DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (192 ANOS)

Amados Amigos Irmãos Seguidores e/ou Visitantes deste BLOG, PAZ DO SENHOR. Tenham todos um BOM DIA! 
No dia 7 de Setembro de 1822 às margens do Riacho Ipiranga, D PEDRO I bradou o Grito da Independência do Brasil. A partir daí estava surgindo uma nova Pátria, a nossa Pátría, o nosso Brasil.
Em abril de 1965 eu tive o privilégio de ingressar nas Forças Armadas, através da MARINHA DO BRASIL integrando a Turma GOLF (1966) da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco. No Dia 7 de Setembro daquele Ano  desfilamos pela primeira vez, na Avenida Caxangá, em Recife/PE. Foi um desfile tenso tendo em vista estarmos há pouco mais de um ano da eclosão do Movimento Revolucionário de 1964, mais conhecido como REVOLUÇÃO DE 1964.
Estamos completando 192 anos daquele Evento que marcou a vida de nosso País. Infelizmente, não se dá mais o mesmo valor que era dado antigamente. Desde quando os governantes cortaram bruscamente o bom costume da valorização dos Símbolos Nacionais (Bandeira, Hino, etc), impedindo a presença do Pavilhão Nacional nas Salas de Aula, o cântico do Hino Nacional nos principais Eventos das Comunidades, etc, muita coisa mudou nos nossos Jovens e Adolescentes. Aos poucos o orgulho de ser Cidadão Brasileiro,  a Emoção de ouvir o Hino Nacional, o Brilho nos Olhos ao ver o Pavilhão Nacional sendo hasteado, foi desaparecendo, consequentemente o Amor pela Pátria também tem diminuído e o Patriotismo está também sendo extinto.  O pior é que isso tem afetado a formação do caráter dos brasileiros, daí o aumento da violência, o desrespeito aos Idosos e Crianças e, até às autoridades constituídas.
Aproveito o espaço neste BLOG para parabenizar as FORÇAS ARMADAS e TODOS OS BRASILEIROS por mais um Ano de CIVISMO.
Cordiais Abraços, Pastor Jozenil Araújo!

O feriado de sete de setembro comemora a independência do Brasil e por isso é um dos feriados nacionais mais importantes do país. Embora a história oficial marque o dia 7 de setembro de 1822 como o dia da independência, alguns historiadores modernos sugerem que o processo da começou muito antes, tendo como um dos primeiros e principais detonadores a fuga da família real portuguesa ao Brasil em 1808, como conseqüência da Guerra Peninsular.
 
 Com o comando do reino português sendo transferido para o Brasil, houve uma espécie de inversão metropolitana, pois, na prática, o Brasil deixava de ser uma mera colônia e passava a exercer plenamente as funções de metrópole. Essa inversão gerou um grande descontentamento em Portugal, que acabou culminando no segundo evento que ajudou a catalisar a independência do Brasil: a Revolução Liberal do Porto, em 24 de agosto de 1820.
Com a crescente tendência das cortes portuguesas em tornar efetivo o projeto de recolonizar o Brasil, em praticamente todas as províncias do país começaram a se ouvir clamores independentistas. Apesar das divergências entre a aristocracia rural e as camadas urbanas populares, a pressão sobre o príncipe regente para que se decantasse a favor da independência do Brasil crescia gradualmente. Até que, em 7 de setembro de 1822, após receber uma carta do seu pai na qual exigia que D. Pedro voltasse a Portugal e acatasse as ordens do rei e das cortes portuguesas, o príncipe regente percebeu que deveria tomar uma decisão importante. 

 
 Estando às margens do riacho Ipiranga, localizado na região onde se encontra atualmente o bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, o príncipe regente expressou sua decisão bradando a famosa frase Independência ou morte!, ato que acabou ficando mais conhecido historicamente como o episódio do Grito do Ipiranga. Com esse ato simbólico, o longo processo de emancipação política do Brasil chegava ao seu ponto decisivo, levando Dom Pedro a ser aclamado imperador do Brasil em 12 de outubro de 1822 e coroado quase dois meses depois, em 1º de dezembro do mesmo ano, recebendo o título de D. Pedro I.
Hoje em dia, as comemorações do Dia da Independência do Brasil ocorrem em todo o território nacional, com a realização de desfiles, solenidades públicas, espetáculos musicais e diversos tipos de manifestações patrióticas.