ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

DIA DO RESPEITO AOS IDOSOS NO JAPÃO - 2a FEIRA, DIA 15/09/2014

Amados Irmãos e Amigos Seguidores e Visitantes deste BLOG, Paz do Senhor. Tenham todos um Bom Dia!

Hoje eu já sinto na pele o desprezo, o pouco caso e o desrespeito no tratamento com os Idosos. Chamar de melhor idade, é romântico e simpático, no entanto à cada dia que passa as humilhações e descasos têm crescido dia-a-dia. Faço questão de fazer valer o meu direito de ter passado dos 60 anos, seja nos estacionamentos, na fila do banco ou em outro lugar público.
Na Bíblia, vemos Deus chamando para tarefas especiais pessoas com idades avançadas e podemos lembrar o exemplo de Moisés, o Legislador, o Pacificador que com cerca de 80 anos foi chamado para libertar o povo hebreu do jugo egípcio.
Em pleno século XXI quando a tendência é o número de idosos crescer mais, lamentamos ver os maus tratos dispensados aos integrantes da Terceira Idade.
Como bela exceção à regra, a postagem abaixo nos apresenta uma Matéria importante vinda de um País Oriental que possui expressivo número de idosos nos seus Quadros, trata-se do Japão.
Com relação aos Idosos, a partir de sua casa e de sua Família, faça sua parte.
Cordiais Abraços, Pastor Jozenil Araújo!

 
 25 DE SETEMBRO
 DIA DO RESPEITO AOS IDOSOS NO JAPÃO

Nesta segunda-feira, dia 17/9, comemora-se o Dia do Respeito aos Idosos no Japão (em japonês fala-se Keiro no hi - 敬老の日). Até 2003, esse feriado acontecia em 15 de setembro, mas, com o início do “Happy Monday”  ou “segunda-feira feliz” (sistema que transferiu os feriados que caiam no meio da semana para a segunda-feira seguinte), foi alterado para a terceira segunda-feira do mês de setembro.

Apesar de ter sido decretada como feriado nacional apenas em 1966, a data surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia em Hyogo, resolveu oficializá-la, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o país com sua sabedoria e seu trabalho.

Nesse dia, as famílias se reúnem para celebrar e agradecer os seus entes mais velhos. Ah ... e se algum familiar estiver completando 60 anos, costuma-se presenteá-lo com algo na cor vermelha, considerada uma cor de proteção.

Acho muito importante essa data especial, afinal, o Japão é o pais com o maior índice de idosos do mundo, cerca de 23% da população têm 65 anos ou mais. Aqui, a expectativa de vida é de 85 anos para as mulheres e 78 anos para os homens, enquanto a média mundial é de 70 anos. Além disso, é um país onde se concentra o maior número de centenários, aproximadamente  20 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos.

O segredo para essa longevidade? Certamente é por causa da ótima qualidade de vida que os japoneses fazem questão de conservar. Uma boa alimentação, juntamente com exercícios físicos diários contribuem para isso. Saio para trabalhar às 6 da manhã e sempre vejo idosos, caminhando, se exercitando, passeando com seus animais de estimação, praticando algum tipo de esporte, cuidando dos jardins, hortas, plantações de arroz ou até mesmo auxiliando na coleta de lixo local.

Aliás, sedentarismo é uma palavra que não faz parte do vocabulário japonês. Desde cedo, eles estão habituados a se exercitarem. As escolas priorizam a prática de algum esporte, e mesmo, quando os estudantes, já na fase adulta, migram para as empresas, existe o taisso, realizado diariamente antes de iniciar qualquer atividade.

Na cultura japonesa, os idosos são tratados com respeito e admiração pela experiência que acumularam ao longo dos anos. Isso é muito bonito! Gostaria que o Brasil seguisse esse exemplo, e até mesmo, criasse um Dia do Respeito aos Idosos. Afinal, eles merecem!
(Fonte: Site perdidos no Japão. Thais Fioruci)