ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Perdão no Casamento

Paulo e Noêmia Solonca, no Livro DISCIPULANDO CASAIS, nos diz o seguinte: Os Problemas de Ofensas são resolvidos no Casamento, Perdoando ou Pedindo Perdão. O QUE É PERDÃO? É remissão de culpas, dívidas ou ofensas. É um verdadeiro pedido de desculpas por causa de erros cometidos. Se observarmos o Modelo de Deus, estaremos praticando o exercício do perdão no nosso dia-adia. A Palavra de Deus nos orienta a assim proceder, pois na qualidade de discípulos de Jesus devemos seguir seu exemplo: 1)Devemos PERDOAR voluntariamente a todos aqueles que pecarem contra nós (Mt 6.14). 2)PERDOAR todo e qualquer tipo de pecado, por mais prejudicial que ele venha a ser. 3)PERDOAR mesmo que as pessoas não mereçam. Perdoar como exercício de Misericórdia. 4)PERDOAR integralmente,sem impor nenhuma condição ou restrição, simplesmente Perdoar. 5)PERDOAR, lembrando que uma vez concedido o Perdão, deve se esforçar para tratar o ofensor como se ele estivesse restaurado. Sem olhar o passado. Sem ressentimentos. Procurar a restauração sempre que ela estiver ao seu alcance (Rm 12.18; 2Co 2.6-8). 6)PERDOAR, sem ficar as consequências do pecado aumentando assim a culpa (Fp 4.8). 7)PERDOAR, sem ficar utilizando os pecados e ofensas dos perdoados como pedras para futuros conflitos. Não ficar abrindo o velho baú para atacar velha ofensa(1Co 13.5). 8)PERDOAR, sempre disposto a perdoar nova ofensa ou injustiça. Evitar sempre dizer: "se acontecer de novo ou se você tentar fazer isto outra vez, eu não lhe perdoarei". 9)PERDOAR, qualquer pessoa, assim como Deus, em Cristo, lhe perdoou(Ef 4.31; Cl 2.13). 10)PERDOAR, antes memsmo das pessoas lhe procurarem a fim de pedir perdão Mt 11. 25). 11)PERDOAR, lembrando que o seu perdão concedido a pessoa ou grupos de pessoas, deve estar sempre acima dos sentimentos. É um ato de obediência ao Senhr Jesus (Mt 18,35). 12)PERDOAR, observando que perdão concedido com amor, proporciona a quem lhe ofendeu, aquilo que está realmente precisando, não aquilo que ele está merecendo (Sl-103.10). 13)PERDOAR, evitando pronunciar comentários ou fazer fofocas com terceiros (Ef 4.29). 14)PERDOAR, lembrando que ao conceder o perdão, não deve estabelecer restrições ou condições. Seja misericordioso e busque a reconciliação (1Co 6. 5-7. A restituição e reparação do erro é desejável e coopera de modo significativo para a restauração. Entretanto, deve ser colocado como desafio ao ofenser, não como condição p/perdão. AMADOS, lembremos o que ensinou o Senhor Jesus na Oração Dominical sobre o perdão: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores".