ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

domingo, 18 de setembro de 2011

TÍTULO DE CIDADÃO NORTERIOGRANDENSE

Natal, 18 de setembro de 2011 Pastor JOZENIL ARAÚJO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO NORTE-RIOGRANDENSE “Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo” (1Sm 2.8). Caros Amigos e Irmãos, "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Fp – 4.7). Desde minha meninice que sinto a mão potente do meu Deus sobre mim. Foram grandes as promessas recebidas, todas cumpridas de acordo com a vontade do Senhor. Além da minha Salvação, Ele tem cuidado de mim e de minha Família. E tem grandes promessas que ainda vão cumprir-se em nós. Pois bem, meditando um pouco sobre as maravilhas que o Senhor tem feito, lembrei-me do versículo em destaque que afirma “que Deus levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado”. Foi que resolvei compartilhar com todos, rememorando momentos emocionantes quando o nome do meu Deus foi glorificado, na ocasião da concessão e entrega do TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃO NORTERIOGRANDENSE, Comenda que me foi outorgada pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na ocasião também foram contemplados os Pastores Edmar Rosa Gomes e Francisco Cicero Miranda. Acompanhe abaixo, na íntegra a Matéria publicada por um período da cidade, acompanhada de meu Discurso de Agradecimento pela Homenagem à mim concedida: A Assembléia Legislativa do Estado, concedeu na manhã da segunda-feira dia 7 de dezembro de 2009, o Título Honorífico de Cidadão Norte rio-grandense ao Pastor, Jozenil Barbosa de Araújo que na ocasião era Dirigente da Assembléia de Deus da Cande-lária, membro da Diretoria-Geral (Segundo-Secretário) e Chefe do Gabinete do Pastor- Presidente da IEADERN. NA mesma ocasião, foram também agraciados os Pastores Edmar Rosa Gomes e Francisco Cícero Miranda. A proposição da sessão solene foi do Deputado Antônio Jácome. Estiveram presentes ao ato, o Diretor Geral do Departamento Estadual de Imprensa, Pastor Marcos de Sousa Sobrinho, representando a Governadora do Estado, Professora Vilma Maria de Faria; o Capitão-de-Fragata Alexandre Coelho Gomes, representando o comandante do 3º Distrito Naval e o Vereador Adenúbio Melo. A sessão contou ainda com a presença de Pastores da Capital e Obreiros do Interior do Estado, Líderes Evangélicos, Familiares e amigos dos Homenageados. Em seu discurso na abertura da sessão solene, o Deputado Antônio Jácome expressou sua gratidão por homenagear homens que abdicaram de seus projetos pessoais para servir na causa de Deus: “Essa é uma manhã de muita alegria. Hoje estamos homenageando três valorosos companheiros, que têm uma folha de serviços prestados aos evangélicos do RN. Homens que vieram de seus estados para ajudarem a construir a história vitoriosa de 91 anos da Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte”, ressaltou o Deputado. Após a entrega do título, os homenageados agradeceram ao Deputado e ao Poder Legislativo. “Este momento representa para mim motivo de muita alegria e emoção. É muito comum se conferir essa comenda a artistas, políticos e não a trabalhadores como eu, declarou o Pastor Edmar Rosa Gomes. O Pastor Francisco Miranda disse sentir-se muito lisonjeado pela homenagem. Citou um escritor, que afirmou “nós não escolhemos um lugar para nascer e sim um lugar para viver. Também agradeceu ao Deputado Antonio Jácome. O Pastor Jozenil Barbosa de Araújo, como parte do seu discurso, “Felicitou os Pastores Edmar e Miranda, que compartilharam com ele aquele singular momento de sua história de vida. Agradeceu também ao Deputado Antônio Jácome, pelos relevantes serviços prestados ao nosso Estado e por procurar, ao longo dos anos que tem abraçado a causa política, exaltação do nome de Deus. Sou pernambucano de nascença e norte rio-grandense de coração. Quis Deus que eu viesse para o Rio Grande do Norte para usufruir de suas benesses e, nada é mais gratificante na vida de um homem do que o reconhecimento”,afirmou o Pastor Jozenil Barbosa, muito emocionado. Natural de Águas Compridas, bairro de Olinda/PE, aprendeu desde cedo com seus pais a freqüentar os trabalhos da Igreja Assembléia de Deus, desde a Escola Dominical, até os trabalhos diversos que o fizeram crescer em graça e sabedoria. Aos 17 anos ingressou na Marinha, disse o Pastor. Ele é Bacharel em Teologia e Radialista Profissional, tendo apresentado oito (8) Programas na Rádio Nordeste Evangélica, pertencente à Fundação Eurico Bergstén, da qual exerceu por muitos anos, o Cargo de Diretor-Secretário. O Pastor Jozenil tem sido responsável pelo pastoreio de diversas Congregações da IEADERN em Natal, tendo fundado três delas, conforme pode ser lido no seu discurso proferido na ocasião, que está anexo a esta matéria. Naquela ocasião estava abrilhantando a solenidade o Coral da Assembléia de Deus de Candelária, que teve a oportunidade de louvar a Deus com dois belos hinos, que deixaram os presentes enlevados. Segue abaixo o Discurso de Agradecimento proferido pelo Pastor Jozenil Barbosa de Araújo, por ocasião da entrega do Título Honorífico de Cidadão Norte-riograndense, através do qual transfere para Deus toda honra, glória, louvor e adoração. Agradece ao Deputado Antonio Jácome, às autoridades civis, militares e religiosas, presentes ao Evento: DISCURSO DE AGRADECIMENTO “TÍTULO HONORÍFICO DE “CIDADÃO NORTE RIOGRANDENSE” “Pastor JOZENIL BARBOSA DE ARAÚJO” D I S C U R S O - Exmo. Sr. Deputado ANTONIO JÁCOME DE LIMA JUNIOR, que preside esta sessão, em nome do qual saúdo os demais Parlamentares presentes. - Exmo. Sr. MARCOS DE SOUZA SOBRINHO, mui digno representante da Governadora do RN nome da qual saúdo os demais integrantes do Executivo Estadual. - Sr. Capitão de Fragata ALEXANDRE COELHO GOMES representante do Exmo. Sr. Comandante do Terceiro Distrito Naval. - Minhas Felicitações aos Pastores EDMAR ROSA GOMES e FRANCISCO CÍCERO MIRANDA, que compartilham comigo deste momento ímpar de nossas vidas. - Exmo. Sr Vereador ADENÚBIO MELO representante da Câmara Municipal de Natal. - Sra. MARILENE MEDEIROS DE ARAÚJO, minha Esposa, em nome da qual cumprimento todo o segmento feminino aqui presente; - Sr. JOSENIL BARBOSA DE ARAÚJO JR, meu filho, através do qual saúdo os demais representantes do segmento masculino, presentes a esta sessão; - Minha Saudação, também aos que prestigiam as sessões solenes transmitidas através da TV ASSEMBLÉIA, sintonizados neste instante; - Minha gratidão ao Deputado ANTONIO JÁCOME DE LIMA JR, autor da Proposta aprovada pelos dignos Parlamentares desta Casa, que indicou o meu nome para ser agraciado com o Título de CIDADÃO NORTE-RIOGRANDENSE. Ele que é um Cristão atuante, Ministro do Evangelho exemplar, Político bem sucedido, que ao longo de tantos anos como Vereador, Deputado Estadual, Secretário, Vice-Governador, e mais uma vez Deputado Estadual, que através de seus mandatos, tem buscado exaltar o nome do nosso Deus, e tem prestado relevantes serviços à sociedade, principalmente às comunidades mais carentes do nosso Estado. - Agradeço ao meu Senhor Jesus Cristo, por ter permitido a indicação do meu nome para receber tão importante título. Transfiro a Ele essa honra que me é outorgada, pois só Ele é digno de toda glória, louvor e exaltação. O Senhor que tem prometido “que todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres. O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus. O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos. Senhoras e Senhores, neste momento, lembro as palavras do Salmista, que declarou: “foi o Senhor que fez isto e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. Este é o dia que fez o Senhor, regozijemo-nos e alegremo-nos nele”. Hoje, quando acordei, contemplei a paisagem pela janela do meu apartamento e, vendo a beleza do mar, no meu trajeto pela Via Costeira, lembrei-me de outro salmista, que embevecido pela magnitude da natureza que Deus criou, declamou: Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Na minha primeira conversa com Deus, hoje, agradeci pela minha vida e por tudo que me tem feito, mas eu fiz uma viajem no tempo, e lembrei-me que no dia 29 de agosto de 1947, foram-me outorgados os Títulos de Cidadão RECIFENSE e Cidadão PERNAMBUCANO, respectivamente, por ter ali nascido. Recordei com alegria, que no dia 5 de junho de 2008, Deus me honrou e eu recebi o Título de Cidadão NATALENSE, por indicação do Vereador ADENÚBIO MELO. No entanto, Senhoras e Senhores, eu fui impelido pelo Espírito de Deus a lembrar-me: que no dia 29 de novembro de 1959, com apenas 12 anos de idade, eu recebi o Título de Cidadão dos CÉUS, outorgado pela infinita misericórdia de Deus e indicado pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo, que para essa concessão morreu na Cruz do Calvário, garantindo que não fui eu quem o escolhi, mas Ele me escolheu para que eu dê fruto, e o meu fruto permaneça. Este Título Honorífico muito me honra, pois, voluntariamente e por amor, comecei a ampliar minha cidadania, quando fixei residência na minha cidade Natal, a partir do dia 20 de setembro de 1969, ocasião em que conheci MARILENE MEDEIROS DE ARAUJO, esta natalense e mulher mais importante da minha vida, com quem estou casado desde o dia 6 de maio de 1972, e juntos constituímos uma família composta de três filhos: Jozelene, Jeanniny e Jozenil Jr, e três netos: Sarah, Lucas e Débora, aos quais dedico também este TÍTULO HONORÍFICO, pois são meus parceiros de todas as horas, participando dos momentos mais felizes de minha vida. Com eles tenho aprendido a ser um verdadeiro norte-riograndense, pois, a história da minha vida mudou, ao constatar que sou RECIFENSE e PERNAMBUCANO de nascença, no entanto, sou NATALENSE e NORTE-RIOGRANDENSE de coração. É com um misto de responsabilidade e emoção que recebo este título de “Cidadão Norte-riograndense”. Para mim, uma honra e um privilégio. Con¬fesso, porém, que, além do privilégio e da honra, pe¬sam-me a consciência e o sentimento de humildade, ao nele enxergar, menos um tributo à minha história de vida, mas ao que possa fazer, para elevar e enaltecer o Estado do Rio Grande do Norte, essa terra de povo amável e hospitaleiro, que tanto é rica em recursos naturais (petróleo, sal, horti-fruti-grangeiros, pesca, carcinicultura, entre outros), mas, acima de tudo, nos presenteou com o surgimento de homens públicos ilustres, tais como: o Senador DINARTE DE MEDEIROS MARIZ; o Ministro e Governador ALUISIO ALVES; o Escritor e Folclorista LUIZ DA CÂMARA CASCUDO; bem como alguns dos Ilustres Presidentes da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no RN, entre os quais destaco os Pastores JOÃO BATISTA DA SILVA e JOÃO GOMES DA SILVA (de saudosa memória); e o nosso atual Pastor-Presidente, RAIMUNDO JOÃO DE SANTANA, exemplos de vida para todos nós. Meu Curriculum Vitae apreciado e aprovado pelos dignos Parlamentares, mostram um pouco de minha ligação e envolvimento com a Cidade de Natal e com o Rio Grande do Norte, principalmente na minha passagem pela UFRN, entre outras coisas, quando participei de Eventos ligados à área da Comunicação Social, através de Encontros Internacionais de Jornalismo e Comunicação, promovidos pela Associação Norte-riograndense de Imprensa, na década de 70, entre outros Encontros, Estágios e Cursos de Extensão Universitária. Dos meus 62 anos de vida, cerca de 33 foram vividos na Cidade do Sol. Dos meus 28 anos de Serviço Público, em cerca de 14 deles, servi à Marinha na Capital Espacial do Brasil (Integrando as Guarnições do Comando do 3º Distrito Naval e do então Comando do Grupamento Naval do Nordeste). Dos meus 50 anos de Evangélico, cerca de 33 deles e todo o meu Ministério Pastoral, têm sido exercidos na Capital e no Interior deste Estado, onde tive a honra de celebrar casamentos e batizar nos Municípios de Espírito Santo, Nísia Floresta, Baía Formosa, São Tomé, Lages do Cabugí, Encanto, Alexandria, São José do Cabugí, Macaíba (Capoeiras), João Câmara, Ceará-Mirim, e em Natal, onde tenho dirigido Congregações e Coordenado alguns Setores da Assembléia de Deus, o que respalda a concessão deste HONROSO TÍTULO que me torna à partir de hoje, de fato e de direito, CIDADÃO DESTE QUERIDO, HOSPITALEIRO e AGRADÁVEL ESTADO DA FEDERAÇÃO. O Título de CIDADÃO NORTERIOGRANDENSE, pode e deve ser compartilhado com a Congregação de CANDELÁRIA (que comemorou o seu Jubileu de Prata em agosto de 2009) e com a IEADERN, que completou 91 anos de trajetória vitoriosa no RN, da qual sou Membro Ativo desde 1969. Através da minha Igreja tenho tido oportunidade de realizar ações voltadas, não somente para o Espiritual, mas através dos Setores que tenho Coordenado e das Congregações que tenho dirigido, pude realizar serviços sociais (presença de Médicos, Dentistas, Advogados, Barbeiros, e ainda Doação de Cestas Básicas), em algumas cidades do Interior do nosso Estado, e comunidades carentes da nossa Capital, com o apoio do Projeto Mãos Dadas, da Candelária, e contando com o total apoio da Diretoria-Geral da Assembléia de Deus no nosso Estado, nossa querida IEADERN, através da qual tenho a felicidade de ser integrante da sua Convenção de Ministros (CEMADERN); membro da Diretoria Geral da IEADERN - na qualidade de 2º Secretário; membro do Conselho Deliberativo do Centro Integrado de Assistência Social (CIADE); Diretor-Secretário da Fundação Eurico Bergstén e Chefe do Gabinete da Presidência. Por isso, Senhoras e Senhores, este Título tem muito a ver com minha atuação junto à IEADERN, bem como faz parte das comemorações do Jubileu de Prata da Congregação da Candelária, o que muito me honra e me deixa muito feliz. CONCLUO MEU DISCURSO, ACRESCENTANDO: - É através de um Ato de bondade dos Parlamentares da Assembléia Legislativa do RN, que hoje sou agraciado com o Título de CIDADÃO NORTE-RIOGRANDENSE, a comenda mais importante de minha vida pública, tendo sido indicado pelo digno Deputado Estadual ANTONIO JÁCOME DE LIMA JUNIOR, jovem e competente homem público deste Estado. - Através da Igreja do Senhor, esta que se constitui na (geração eleita, sacerdócio real, nação santa), eu tenho sido escolhido para receber o Título de CIDADÃO DOS CÉUS, indicado pelo Senhor e Salvador JESUS CRISTO, que foi enviado para religar o homem com o seu Criador, Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. - Assim como o Título de CIDADÃO NORTE-RIOGRANDENSE é uma outorga entregue às pessoas que são escolhidas pelos dignos parlamentares desta casa, o Título de CIDADÃO DOS CÉUS é reservado para todos os que foram chamados, escolhidos, capacitados e que amam a vinda de JESUS. Com o título que recebo hoje, declaro, juntamente com os homens públicos deste Estado, que continuarei empenhado em ajudar a promover o bem-estar, principalmente dos mais carentes do RN, O MEU ESTADO. A homenagem que recebo aqui, aumenta minha responsabilidade, e faz com que eu me sinta acolhido, e com profunda gratidão aos que aprovaram o meu nome, no entanto, como falei acima, transfiro para o Senhor Jesus Cristo toda honra, toda glória e toda adoração, reeditando o que disse o salmista: “BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome”, e o que afirmou o Apóstolo Paulo: “ Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém” MUITO OBRIGADO A TODOS!