ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

sábado, 30 de junho de 2012

Censo pontua queda do número de Católicos nos últimos anos


 Amados Irmãos, Paz do Senhor! 

Censo do IBGE pontua queda do número de católicos nos últimos anos



Os números apresentados pelo Censo realizado em 2010 pelo IBGE mostram o crescimento do número de evangélicos e consequentemente a diminuição do número de católicos.
A pesquisa de 2000 mostrava que 73,6% da população brasileira se declarava católico, dez anos depois esse número caiu para 64,6%. Nos últimos 20 anos a quantidade de católicos tem caído muito, fator que já chamou a atenção do Vaticano que tenta encontrar medidas para reverter à situação.
O IBGE divulgou em 1940 que 95% da população brasileira se declarava como membro da Igreja Católica, já em 1991 este número caiu para 83% e hoje, mesmo sendo a maioria da população esse número está cada vez mais baixo.
Não há dúvidas de que o catolicismo tem perdido espaço para as igrejas evangélicas, pelos dados do Censo em 1940 apenas 2,6% dos brasileiros se declaravam evangélicos e hoje esse número cresceu 19,6 pontos percentuais alcançando 22,2% do país.
O coordenador de população e indicadores sociais do IBGE, Cláudio Crespo, comenta que há pessoas que se declaram católicas mesmo sem frequentar a igreja, o que não acontece entre os evangélicos.
“Entre os católicos é comum ter pessoas não praticantes, que se declaram católicos. E nas outras religiões não, o que se declara é um participante mesmo. Essa é a grande diferença. O evangélico, por exemplo, participa muito mais. É fiel aos princípios da igreja”.
Mas outras religiões também apresentam crescimento segundo os dados do Censo 2010, por exemplo, 2% dos entrevistados nessa amostragem se declaram espíritas representando 0,7% a mais que a pesquisa de 2000. Islamismo e outras religiões representam 2,7%, tendo um aumento de 0,9 pontos. Entre os que não possuem religião o percentual em relação a população do Brasil é de 8%.