ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29 de outubro - Lembrado como Dia Mundial de Combate ao AVC



          Amados Irmãos e Amigos Seguidores deste Blog, Paz do Senhor!
É uma honra muito tê-los do meu lado ajudando-me a manter este instrumento benéfico de comunicação em pleno funcionamento e atualizado diariamente. 
O Dia 29 de outubro, é lembrado como Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral. A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças que acomete cerca de um terço da população adulta e que pode levar a um AVC.
O AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social. 
         Cordiais Abraços, Pastor Jozenil Araújo!
É a segunda causa de mortalidade do mundo, responsável por 6 milhões de mortes a cada ano e a principal causa de incapacitação por conta das sequelas que podem deixar. No Brasil, o AVC é a principal causa de morte. A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência desta doença.
Treze em cada cem homens e oito em cada cem mulheres com 54 ou mais anos, a viver em Portugal, vão ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nos próximos dez anos, segundo um estudo que envolveu 9 mil pessoas.
Segundo estudo da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e do Instituto de Reumatologia (IPR) onde foram visitados mais de 70 centros de saúde e avaliados as mais de 9 mil pessoas. Os resultados do estudo, indicam que, dos 8.896 inquiridos, 13 por cento dos homens e 8,2 por cento das mu­lheres com 54 ou mais anos vão ter um AVC nos próximos dez anos.
A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization - WSO), Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Academia Brasileira de Neurologia, Rede Brasil AVC e a Associação Ação AVC pedem medidas urgentes para enfrentar essa epidemia silenciosa, com a campanha da “Semana Nacional do Combate ao AVC” e do “Dia Mundial do AVC”.
Em 2010, quando a campanha foi criada, teve como tema escolhido "Um em cada seis", para destacar a triste estatística de que 1 a cada 6 pessoas no mundo terá um AVC durante sua vida.
Neste ano, a Campanha “1 em 6” continua e no Dia Mundial do AVC, comemorado em todo mundo no dia 29 de outubro, será lançado um novo slogan: “Eu me importo”. Além de focar na educação sobre fatores de risco, sinais de alerta, estimular uma vida mais saudável e a urgência do tratamento do AVC, a campanha enfatiza a importância do cuidado pós AVC, da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes.
“A luta contra a doença ganha importância à medida que cada vez mais pessoas se mobilizam para combater este problema. Uma das principais armas na luta contra esta doença é o conhecimento”, destacou Solange Syllos, presidente da Associação Ação AVC.


O AVC, principal causa de morte e um importante motivo de internamento hospitalar em Portugal, afecta em média três pessoas por hora, 54 por dia e cerca de vinte mil por ano. Um AVC é, antes de mais, um Acidente Vascular Cerebral, ou seja, é uma patologia associada a alterações nos vasos do cérebro.
O acidente Vascular Cerebral (AVC), ou Acidente Vascular Encefálico (AVE), vulgarmente chamado de “derrame cerebral”, é uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquémia ou hemorragia.

 






O primeiro tipo, e o mais comum deles, é devido à falta de irrigação sanguínea num determinado território cerebral, causando morte de tecido cerebral — é o AVC isquêmico. O AVC hemorrágico ocorre pela ruptura de um vaso sanguíneo intracraniano, levando à formação de um coágulo que afecta determinada função cerebral.
Conforme a região arterial atingida bem como de acor­do com a extensão das lesões o AVC pode variar entre dois opostos:
Os de menor intensidade praticamente não deixam sequelas e os mais graves que po­dem conduzir à morte ou a um estado de absoluta dependência.
(Fonte: Associação Ação AVC)