ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Confusão na Cabeça

Para o Companheiro, mais um texto extraído de um dos Livros do Pastor Sóstenes Apolos da Silva, hoje baseado em Mt 12.32, com o tema: Confusão na Cabeça. Continuarei, sempre que possível, postando algumas de suas mensagens. Pr. Jozenil Araújo. 
O inimigo de nossa alma é terrível mesmo. Os tipos de ataques que desfere contra nós são os mais diversos. Raramente, ele usa a força bruta para nos aprisionar. Suas armadilhas preferidas são sutis. Muitas vezes nem percebemos que estamos sendo “enrolados”.
Sabe que Satanás pode usar até a Palavra de Deus para criar confusão na cabeça da gente? Dúvida? Então tente se lembrar de que, no deserto, ele usou o nosso querido Salmo 91 para tentar levar Jesus a fazer o que não devia (Mateus 4.6). Se ele fez isso com o próprio Filho de Deus, por que não o faria conosco?
Uma arma mortal é a confusão acerca da blasfêmia contra o Espírito Santo. Funciona assim: Uma vez que a Bíblia afirma que a blasfêmia contra o Espírito Santo jamais é perdoada, o inimigo tenta levar as pessoas a crerem que cometeram aquele pecado. Daí em diante, fica martelando na cabeça da vítima: “Você está irremediavelmente perdido. Não existe mais perdão para você”.
Se uma pessoa se convence de que blasfemou contra o Espírito Santo, mesmo que não o tenha feito, tende a afundar-se cada vez mais no pecado, já que, segundo pensa, vai pro inferno mesmo. Pode ficar louca e até suicidar-se.
E, afinal, o que é blasfemar contra o Espírito Santo? É dizer coisas feias a respeito d’Ele? Não necessariamente. Claro que, para entender o assunto, temos que examinar os textos bíblicos que tratam dele.
Encontramos referência à blasfêmia contra o Espírito Santo em Mateus 12.31-32 e em Marcos 3.28-29, em Lucas 11, versos 14 em diante, registra-se mesmo episódio daqueles outros dois Evangelhos sem mencionar a expressão “blasfêmia contra o Espírito Santo”.
Note o detalhe de que, naqueles contextos, as pessoas que incorriam no pecado da blasfêmia nem fizeram menção direta ao Espírito Santo. Elas disseram que Jesus, ao expulsar demônios, o fazia sob o poder dos próprios demônios.
Como estamos observando, o importante não é o que se diz e, sim, a intenção com que se diz. Quando alguém diz uma blasfêmia, fa-lo movido por algum sentimento.
As pessoas advertidas por Jesus a Respeito da blasfêmia contra o Espírito Santo não eram ignorantes a respeito dos assuntos espirituais. Elas sabiam, perfeitamente, o que estavam fazendo. E o que estavam fazendo era oporem-se, deliberadamente, contra a obra redentora do próprio Deus. Elas viviam em estado de beligerância contra o Espírito Santo. Suas atitudes e palavras refletiam isso.
O ponto central de toda esta questão é o seguinte: ninguém é perdoado por Deus se não se arrepender. Ninguém se arrepende sem a ação do Espírito Santo, segundo está escrito em João 16.8. Quando alguém se endurece contra o Espírito Santo, bloqueia a ação do único que o pode levar ao arrependimento. Não se arrependendo, não tem perdão.
A boa notícia é: você pode ser perdoado de todo e qualquer pecado do qual arrepender-se, seja tal pecado cometido em pensamento, palavra, obra ou omissão.  E tem mais: mesmo que você esteja encontrando dificuldade para arrepender-se, se pedir a ajuda do Espírito Santo,  certamente, será conduzido a isto.
Se o inimigo estiver tentando enrolar você, faça o que diz a Bíblia: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” Tiago 4.7.
ATENÇÃO PARA O DETALHE
É o Espírito Santo que convence o ser humano do pecado. Esse convencimento é um processo que pode demorar mais ou menos, dependendo da história de vida da pessoa, do conhecimento que ela tem da Palavra de Deus e, claro, do quanto ela estiver aberta à ocorrência de mudanças em seu interior.
O Espírito Santo pode utilizar vários fatores para realizar sua obra benfazeja; as circunstâncias, relacionamentos regulares ou esporádicos, sonhos, canções, etc. Abramos nosso coração para Ele e cooperemos com Ele, seja em nosso próprio benefício, seja em benefício de outros.