ORAÇÃO, MISSÃO, UNIÃO!

RESTAURANDO O ALTAR DA FAMÍLIA COM ORAÇÃO E UNIÃO!

domingo, 16 de outubro de 2011

Reflexão: Dom da Palavra da Sabedoria


A Bíblia diz: "Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência" (1Co 12.8):  
Uma reflexão sobre o Dom da Palavra da Sabedoria; o Espírito Santo revela de modo sobrenatural o plano e propósito de Deus ao homem para o futuro, através de uma palavra de sabedoria. As vezes nos deparamos com situação embaraçosa diante de um questionamento ou discussão sobre as coisas de Deus, através de pessoas que querem nos envergonhar, e aí dependemos da ação dos Espírito Santo. Palavra da Sabedoria  não se trata também da sabedoria natural que o homem utiliza para o dia a dia, pois essa podemos pedir que Deus dá a todos liberalmente (Tg 1.5). A Bíblia fala de três tipos de sabedoria : l) Aquela que chamamos de Sabedoria humana, que se limita aos interesses e questões da nossa vida; 2) A sabedoria Satânica usada para o mau e 3) A Sabedoria Divina que é empregada objetivando os melhores meios para o engrandecimento do Reino de Deus.
De acordo com a Palavra de Deus esse dom atua em conjunto com o dom do conhecimento. (At 9.10-16, 11.28-30); o homem pode obter a sabedoria divina através do estudo cuidadoso das Escrituras, ouvindo mensagens inspiradas ou lendo obras escritas por homens de grande cultura espiritual, mas a Palavra da Sabedoria é dada sobrenaturalmente. No Novo Testamento, esse Dom teve destaque principalmente no Ministério de Jesus, tendo se manifestado em situações com aquela em que Ele confundiu seus opositores na questão do batismo de João (Mt 21.24,25). Também quando seus adversários tentaram surpreendê-lo no caso do pagamento do tributo a César (Mt 22.21). Jesus prometeu aos seus seguidores: “porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer” (Lc 21.15), dizendo também:  “porque o Espírito Santo vos ensinará naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer” (Lc 12.12)
            Amados irmãos, o Dom da Palavra da Sabedoria é a participação parcial da infinita sabedoria de Deus, dada a conhecer pelo Espírito Santo, através da instrumentalidade de um crente para a solução de problemas.