Deryck Stone nasceu na África do Sul e se converteu aos 14 anos. Aos 16 já era um pregador metodista conhecido em sua província, que é composta por maioria zulu. Quando concluiu a escola bíblica, exerceu trabalho missionário entre os zulus por seis anos.
Em 1968, ele e Annette casaram-se e em 1970 o Deryck aceitou pastorear uma pequena comunidade em Kempton Park. Mais tarde, essa comunidade se tornaria a Igreja Maranatha. O Pastor e Missionário Stone tinha como característica uma ideia diferente: em vez de fundar novas igrejas, ajudava as existentes, para que crescessem e se estabelecessem em suas regiões.
Em 1970, Deryck Stone conheceu André, e fundaram junto com outros dois cristãos, a missão chamada de Portas Abertas, especializada em dar suporte às pequenas igrejas existentes em países que proíbem o cristianismo.
Segundo o site da organização Portas Abertas, nos últimos 12 anos Deryck exercia a função de Pastor do Corpo de Diretores das bases da missão, e presidia a diretoria da missão Africa Ministries, que treina pastores africanos.
Fonte: Gospel+